Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!


domingo, setembro 09, 2007

De volta à Pública.

«(...) Ocorreu-lhe pela primeira vez que se a tivesse encontrado em pleno inverno não se teria apaixonado por ela. Na verdade, nunca se apaixonara por ninguém em pleno inverno. Tirando os ursos polares e as mulheres muito perseverantes já ninguém se apaixona em pleno inverno. O inverno é uma estação adversa para a paixão. Talvez a paixão exija certa vacuidade, um abandono do espírito, uma suspensão temporária da inteligência, algo que o excesso de luz invariavelmente propícia.
Por último o silêncio não produz o mesmo efeito durante o inverno. No verão, sim, o silêncio dela parecia capaz de devolver certa harmonia à desordem das praias e das esplanadas. (...)»


José Eduardo Agualusa

[p.20]

(...)Fobias

Botanofobia: medo de plantas
Clinofobia: medo de camas ou de deitar-se
Sofofobia: medo de aprender
Vestifobia: medo de roupas ou de se vestir
Bibliofobia: medo de livros
Eufobia: medo de ouvir boas notícias
Melofobia: medo de música
Cronomentrofobia: medo de relógios
Parakavedekatriafobia: aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sexta-feira dia 13
Eisotrofobia: medo de espelhos
Geliofobia: medo de gargalhadas
Métrofobia: medo de poesia
Olfatofobia: mede de cheiros
Pogonofobia: medo de barbas
Triscadecafobia: medo no número 13

[p.52]

4 Comments:

Blogger Hélio said...

Engana-se o nosso amigo Agualusa... eu apaixonei-me no Inverno muitas vezes! Quanto a fobias, tenho estupidofobia :)

7:43 da tarde  
Blogger Hélio said...

Engana-se o nosso amigo Agualusa... eu apaixonei-me no Inverno muitas vezes! Quanto a fobias, tenho estupidofobia :)

7:43 da tarde  
Blogger Gonçalo Inglês said...

Boa, já sabia que havia uns quantos lá na tuna que tinham medo de música mas pensava que o nome técnico era tolo. Ou seria faziam música de meter medo? Olha, já não me lembro, mas era uma delas... ehhe.

Abraço.

1:25 da tarde  
Blogger Gonçalo Inglês said...

Boa, já sabia que havia uns quantos lá na tuna que tinham medo de música mas pensava que o nome técnico era tolo. Ou seria faziam música de meter medo? Olha, já não me lembro, mas era uma delas... ehhe.

Abraço.

1:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home