Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!


quinta-feira, dezembro 27, 2007

Oscar Peterson

"Num dia de 1949, o empresário musical norte-americano Norman Granz viajava num táxi para o aeroporto de Montreal, no Canadá, quando ouviu, na rádio, a transmissão de um concerto ao vivo a partir do Alberta Lounge. Quem tocava era um jovem pianista canadiano chamado Oscar Peterson. Granz não hesitou: disse ao condutor que desse meia volta, dirigiu-se ao Alberta Longe e conseguiu convencer Peterson a tocar num concerto Jazz at the Philharmonic no Carnegie Hall.

O cartaz do concerto era bastante impressionante, conta Steve Voce no The Independent. Lá estavam Charlie Parker, Lester Young, Coleman Hawkins, Ray Brown e Ella Fitzgerald. O pianista desconhecido vindo do Canadá não tinha licença para trabalhar nos EUA e, por isso, Granz resolveu fazer um anúncio surpresa dizendo que Peterson estava na audiência e convidando-o a subir a palco. “Numa explosão de talento, Peterson tocou três números, acompanhado por Ray Brown no baixo”, escreve Voce. “E [esses três números] revelaram ao mundo um espantoso músico de jazz […] que iria dominar o jazz ao piano durante o resto do século.”

Oscar Peterson morreu no domingo à noite, dois dias antes do Natal, aos 82 anos, na sequência de problemas renais. Morreu na sua casa em Mississauga, um subúrbio de Toronto, acompanhado pela sua quarta mulher, Kelly Green, e pela filha de ambos, Celine (tinha mais seis filhos, de dois dos três casamentos anteriores). (…)"

Alexandra Prado Coelho, no Público de hoje.